Artigo de Opinião: Como Fazer, Estrutura e Características

Artigo de Opinião: Como Fazer, Estrutura e Características

(Foto: Reprodução/Ilustração) Artigo de Opinião: Como Fazer, Estrutura e Características

Saber elaborar determinados tipos de textos é essencial para que consigamos à aprovação em algumas matérias relacionadas à língua portuguesa. Um texto que desperta bastante interesse das pessoas é o texto de opinião. Embora pareça ser fácil, exige que tenha um pouco de atenção e cautela durante a sua elaboração. Isto porque o texto não consiste em emitir a opinião do auto de forma desenfreada. Muito pelo contrário, é preciso que emita sua opinião, mas de forma elaborada e concisa. Quer saber como fazer um artigo de opinião, conhecer sua estrutura e características? Leia o artigo abaixo.


 

Estrutura do Artigo de Opinião

O escritor deve ter em mente que o artigo de opinião também possui uma estrutura à ser seguido. É claro que algumas pessoas com anos de experiência na elaboração de artigo de opinião podem “brincar” com a estrutura desse gênero textual. No entanto, caso ainda não esteja familiarizado com esse estilo de texto é recomendado seguir a estrutura padrão. O artigo de opinião é dividido em três fragmentos: exposição, interpretação e opinião. O texto deve iniciar com um parágrafo introdutório, onde os elementos principais da ideia são apresentados ao leitor. Depois, vem o desenvolvimento, no qual o autor apresenta os argumentos em defesa do ponto de vista principal do artigo. Por fim, o artigo encerra na conclusão, no qual ocorre a oclusão das ideias debatidas no texto.

Características do Artigo de Opinião

Assim como outros gêneros textuais, o texto de opinião também possui suas peculiaridades. É preciso que esteja bem atento às suas características para que consiga elaborar um texto perfeitamente correto.


– O título do artigo deve ser provocador ou polêmico;

– O autor deve usar uma linguagem padrão, não abrindo espaço para oralidade;

Publicidade:

– No texto, há uma predominância dos tempos no tempo presente;

– Você pode deixar as ideias mais claras fazendo comparações de épocas e lugares;

– O autor deve produzir afirmações de efeito;

– Alinhar uma relação entre causa e consequência;

 

Está com alguma dúvida sobre como fazer um artigo de opinião? Diga-nos na área de comentários para que possamos ajuda-los a criar um excelente artigo. 😀

Artigo de Opinião: Como Fazer, Estrutura e Características
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply