Cadastro PIS Online

Cadastro PIS

(Foto: Divulgação) Cadastro PIS 2016

 

O cadastro PIS é uma das atividades mais importante na vida do trabalhador. Isto porque é por meio dele que o cidadão poderá conseguir uma carteira de trabalho. Isto porque a carteira de trabalho necessita do número do PIS, este número só apenas conseguido por meio do cadastro no programa. Então, não tem ideia de como fazer esse cadastro PIS? Leia o artigo abaixo e tire todas suas dúvidas.

Publicidade:


 

Cadastro PIS nas agências bancárias

Uma forma de solicitar o cadastro no PIS é por meio de uma agência da Caixa Econômica Federal. Lá o trabalhador deve ir na área de atendimento pessoal e pedir para realizar o seu cadastro no PIS. Para fazer este procedimento, o cidadão deve portar um documento pessoal com foto, como a carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou também a carteira nacional de habilitação (CNH), comprovante de residência e também seu Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

O cadastro PIS não é muito demorado, desde que tenha todos os documentos solicitado no momento da inscrição no PIS.


Cadastro PIS pela internet

Existe também a possibilidade realizar o cadastro PIS pela internet. Por sua vez, este método de cadastro é mais rápido e pode ser feito aí do conforto de sua casa. Para tanto, basta ir até o site da Previdêncial Social pelo seguinte endereço:

https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml;jsessionid=dcbbc8675b83dc82f6429a078d0c8b4bb47d512f7139444aad2fd2f8441dacb6.e3uNa3yOb3iMe34Kchj0;

Publicidade:

Nesta página o cidadão deve preencher algumas informações pessoais, como nome do filiado, nome da mãe, CPF, carteira de identidade (RG) ou também a carteira nacional de habilitação (CNH). O processo é muito simples e rápido, em dentro de alguns minutos você terá emitido seu número do PIS para, só então, fazer sua carteira de trabalho.

 

Quem tem direito ao PIS

Para ter acesso ao PIS é necessário que obedeça à alguns requisitos definidos pelo Ministério do Trabalho juntamente com a Caixa Econômica Federal, os dois órgãos responsável pela organização do PIS. Para ter direito ao PIS não só basta apenas ter a carteira de trabalho assinada, como também:

  • O trabalhador precisa estar inscrito no PIS por, pelo menos, 5 anos;
  • Seu vínculo empregatício precisa ter entregue de forma correta a Relação Anual de Informações Sociais, mais conhecida como pela sigla RAIS, à Receita Federal;
  • O trabalhador precisa ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  • Sua renda bruta mensal no ano-base não pode ultrapassar o valor de dois salários mínimos.

Valor do PIS

O valor do PIS é definido de acordo com a cotação do salário mínimo para aquele vigente. Portanto, em 2016, o valor do PIS está estipulado em R$880. Provavelmente, ano que vem o salário sofrerá algumas alterações e, consequentemente, será transmitida para o PIS.

 

Está com alguma dúvida sobre o cadastro no PIS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

Avalie

Leave a Reply