Como Consultar CNPJ

Como Consultar CNPJ

(Foto: Divulgação) Como Consultar CNPJ

 

Assim como nós, as empresas também possuem seu registro de identificação. No caso das empresas, este registro é denominado de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido pela sigla CNPJ. Este registro consiste numa série numérica que detém várias informações sobre a empresa em questão. Portanto, consultar este registro é essencial sempre que for fazer uma negociação com determinada empresa ou verificar sua idoneidade. No entanto, poucos sabem como consultar CNPJ. Para resolver tal dúvida fizemos um artigo explicando abaixo.

Publicidade:


O Que é CNPJ?

O CNPJ é um registro administrado pela Receita Federal do Brasil. Ela é o único órgão responsável pela organização das informações destas empresas registradas no CNPJ. Toda pessoa jurídica deve fazer seu registro no CNPJ, desde condomínio até empresas que manipulam clubes de investimentos. Esse cadastro é essencial para fazer certas manobras como, por exemplo, emitir nota fiscal.

O CNPJ é alimentado de forma mensal com informações sobre relatórios de rendas bruta, lucros e despesas. Esses balanços são enviado pelo responsável pela parte financeira da empresa, muitas vezes, o contador.


No CNPJ podem ser acessadas informações como nome da empresa, título ou nome fantasia, data de abertura, código e descrição da natureza jurídica, código e descrição da atividade econômica principal (CNAE), código e descrição das atividades econômicas secundárias, endereço e também situação cadastral.

 

Como Consultar CNPJ

É muito fácil de realizar sua consulta CNPJ, basta apenas que tenha um pouco de atenção e cuidado no momento do preenchimento das informações. Esta consulta pelo site da Receita Federal é totalmente gratuita e qualquer pessoa pode fazê-la, contanto que esteja com as informações sobre a série número do CPNJ em mãos.

Publicidade:

1 – Acesse o site da Receita Federal, mais especificamente a área de de consulta CNPJ, pelo seguinte endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp.

2 – Chegando na página, o usuário deve preencher a primeira informação com o número do seu CNPJ. Depois, é necessário digitar uma série de letras que está sendo exibida na imagem. Este procedimento é necessário para que seja evitado o acesso de máquinas automatizadas no sistema da Receita Federal.

3 – Tendo preenchido tudo, clique no botão ‘consultar’ para ter acesso a área de emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral. Se os dados estiverem todos corretos, você será destinado para a página em questão. Lá também terá a opção de imprimir esses documentos de forma rápida e fácil.

Existem métodos alternativos de consulta CNPJ por outros serviços, como da Serasa. No caso, essas consultas permitem ver as pendências, ações judiciais, protestos, dívidas vencidas e outras informações. No entanto, esses tipos de consulta CNPJ são pagos, podendo comprar por um número determinado de consulta ou de forma mensal. Cabe o usuário escolher qual melhor forma de plano para sua situação.

 

Está com alguma dúvida sobre como consultar CNPJ? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Avalie

Leave a Reply