Como Sacar FGTS

Como Sacar FGTS

(Foto: Divulgação) Como Sacar FGTS

 

O trabalhador brasileiro é uma das categorias mais assistida no mundo todo. Isto porque, embora as condições de salário não sejam animadoras para grande maioria, os trabalhadores podem contar com diversos benefícios como é o caso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS. Em questão, ele só pode ser sacado em determinada situações como, por exemplo, demissão sem justa causa. Por isso, caso tenha dado entrada e não sabe como receber o valor? Veja aqui neste artigo como sacar o FGTS!

Publicidade:


O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício totalmente idealizado pelo Governo Federal para toda a classe trabalhadora. Para constituir seu FGTS é uma porcentagem do seu salário é recolhido mensalmente e repassada a uma conta no banco Caixa Econômica Federal. Geralmente, esse valor recolhido corresponde a 8%. Por exemplo, se o seu salário corresponde ao mínimo (R$880), o valor a ser repassado será de R$70.

Ele é tido como um dos benefícios mais importante porque é capaz de assegurar que o desempregado quite suas dívidas vinculada a contratos de financiamento habitacional, fazer uma construção em sua casa ou também adquirir um imóvel. São infinitas possibilidades em que este benefício pode ser utilizado de forma inteligente.


Uma dúvida que paira sobre todos é quem pode e como sacar FGTS. Bom, o benefício pode ser concedido a trabalhadores demitidos sem justa causa, trabalhadores dispensados devido a extinção da empresa, fim do contrato de trabalho, após a aposentadoria, quitação de imóvel e trabalhadores com idade igual ou superior a 70 anos.

 

Como Sacar FGTS

Para descobrir como Sacar FGTS é muito simples e prático. Para receber o seu benefício, o trabalhador deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com posse de alguns documentos importante. De acordo com a modalidade de saque, os documentos necessários para realizar o saque do FGTS mudam. Entretanto, um deles que é indispensável em qualquer das modalidades de saque escolhida é a Carteira de Trabalho, documento de identidade (RG), termo de rescisão do contrato de trabalho e também o número do PIS/PASEP/NIS.

Publicidade:

Em muitos casos, para garantir a segurança do trabalhador, é recomendado a abertura de uma conta-poupança para que não se faça necessário sacar toda quantia de uma vez única, caso tenha um valor grande. Essa é uma das etapas que custa mais tempo. Mas após o seu término, o cidadão deve ir até um caixa de atendimento da Caixa para fazer o saque de seu benefício.

Muitos podem sacar o FGTS por meio do seu cartão cidadão. Neste caso, ele pode ser feito de diversas formas, como salas de autoatendimento, correspondentes Caixa, terminal de autoatendimento e também lotéricas conveniadas com a Caixa. Possivelmente, é um dos benefícios mais assistido em termos de opções de atendimento.

 

Está com alguma dúvida sobre como sacar FGTS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Avalie

Leave a Reply