Extrato INSS – Consulta Extrato de Pagamento INSS

Extrato INSS

(Foto: Divulgação) Extrato INSS Online

 

O INSS é um órgão muito importante para os brasileiros pois é responsável por controlar toda verba que é recolhido  durante o período de trabalho de um servidor e destinado a benefícios ligados a Previdência Social, como, por exemplo, o seguro-desemprego ou aposentadoria.

Publicidade:


Muito não devem saber, mas o extrato do INSS é um documento de grande importância para os beneficiários. Isto porque o extrato do INSS tem informações cruciais como: valor bruto do benefício sem a inclusão do desconto e também quantia líquida (isto quer dizer: a renda final de todos os descontos, como desconto no débito de empréstimos consignados e também desconto no Imposto de Renda (IR).

O extrato do INSS é retirado do Dataprev, um sistema informatizado responsável pela organização da base de informações de sociais das pessoas brasileiras, tendo como o INSS seu principal órgão.


Embora muitos pensem que não, os aposentados e pensionistas também podem realizar sua consulta ao extrato INSS. Mas diferente da grande maioria, eles terão acesso ao novo valor do benefício com um pouco de antecedência no extrato do banco que realiza o pagamento do benefício.

 

Como Consulta Extrato INSS

Esse é mais um daqueles benefícios que antes só era possível indo até uma agência da Previdência Social. Mas, com a informatização dos serviços, tudo mudou. Muitos órgãos do Governo Federal tem transferido vários serviços para a internet. Isto permite facilitar a vida de várias pessoas com tempo corrida, além também de desafogar as agências da previdência.

Publicidade:

A consulta ao extrato INSS é muito simples e fácil, basta apenas que tenha alguns documentos em mãos para agilizar todo o processo desta verificação do extrato.

 

A consulta à este extrato se resume a poucos passos, são eles:

1 – Primeiramente, acesse o site da Previdência Social pelo seguinte endereço: https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml. É importante ficar atento que em muitos navegadores, como Google Chrome, o sistema pode ser indicado como inseguro. No entanto, muitos sistemas podem se confundir. Portanto, é recomendado que siga em frente mesmo com este aviso.

3 – Na página inicial do site, para realizar a consulta ao extrato do INSS será preciso preencher algumas informações.

A primeira lacuna pede que seja preenchido o número do benefício do cidadão. Não é necessário digitar com pontos ou barras, o sistema do INSS já se encarregará de fazer este trabalho.

O segundo espaço pede que o usuário preencha com a data de nascimento do titular da conta. Neste caso, é preciso preencher com todos os quatros dígitos do ano e não apenas os dois últimos.

No terceiro espaço é requerido o nome do beneficiário e, em seguida, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim como as demais opções, não é preciso colocar traços, barras ou pontos.

No quarto e último espaço, o cidadão deve digitar o código que está sendo exposto na imagem. Este processo serve como uma forma de verificação de atividade humana e não robótica. Esta foi a forma encontrada para garantir mais segurança ao site

4 – Com todas informações preenchidas, clique em ‘visualizar’ e será exposto o extrato do INSS na tela.

 

Está com alguma dúvida sobre como consultar extrato INSS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

 

Avalie

Leave a Reply