Holofote – O que é? Significado, Conceito e Definição

Holofote – O que é? Significado, Conceito e Definição

(Foto: Ilustração) Holofote – O que é? Significado, Conceito e Definição

A língua portuguesa possui uma variedade de verbetes. Possivelmente, é uma das línguas com mais diversas de palavras. Portanto, não é possível conhecer todo o vocábulo existente. Uma das palavras que mais desperta curiosidades das pessoas é a palavra holofote, muito utilizada nos programas especializadas em notícias de famosos. Caso seja uma dessas pessoas que não saiba o significado, conceito e definição do holofote, leia o artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas à respeito dessa palavra originada do grego.


O que é Holofote

Holofote é uma palavra masculina de origem do grego holófotos, que quer dizer aparelho projetor de um feixe de luz que possui o objetivo de iluminar ou fazer sinais. A própria palavra holofote transmite o significado, pois é a mesclagem de “holo=todos” mais “photo=luz”, nascendo assim a palavra “holophoto”, que significa luz para todos, em tradução livre.

Para que serve um holofote

O holofote é um equipamento muito utilizado na área da iluminação. Existem inúmeras versões de holofotes, com diferentes potências e tamanhos. Comumente, o holofote é muito usado em eventos artísticos para iluminar o  artista no palco. Mas também existem equipamentos com potências menores adequados para ambientes domésticos, como holofotes para salas de estar ou jardim. O holofote é também um dos equipamentos presentes nos estúdios de fotografias e vídeos. São eles os responsáveis por iluminar o ambiente e auxiliar na construção da cena desejada. O holofote é também muito usado no meio marítimo, pois os faróis que direcionam os barcos, navios e cruzeiros são nada mais, nada menos que uma espécie de holofote. A mesma essência também pode ser utilizada nos aeroportos para guiar as aeronaves durante nevoeiros noturnos.


Diversos monumentos no mundo utilizam o holofote com o objetivo de destacar/ou iluminar à escultura, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Cristo-Rei, em Lisboa, Portugal.

Muitos verbetes em nossa língua possuem mais de um sentido. E holofote é uma dessas. A palavra holofote é muito utilizada no meio do jornalismo de celebridades. Portanto, existem inúmeros sites de notícias de celebridades que se utilizam da palavra holofote para nomear seus veículos. A palavra holofote é usada também quando quer indicar que uma pessoa está chamando atenção, ou seja, se destacando, seja por atitudes positivas ou negativas.  Exemplo: A cantora Ivete Sangalo está novamente debaixo dos holofotes após o lançamento do novo DVD.

Publicidade:

Assim como a maioria das palavras da língua brasileira, o verbete holofote possui sinônimos. Os sinônimos de holofote são lanterna, facho, farol, projetor e centro das atenções.

Está com alguma dúvida sobre o conceito, significado e definição de holofote? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

Holofote – O que é? Significado, Conceito e Definição
Avalie

Leave a Reply