IPVA 2016 – Como Emitir Boleto de Pagamento do IPVA 2016

IPVA 2016 – Como Emitir Boleto de Pagamento do IPVA 2016

(Foto: Divulgação) IPVA 2016 – Como Emitir Boleto de Pagamento do IPVA 2016

 

Anualmente, é destinado vários impostos aos donos de veículos. Trata-se de uma forma de recolher recursos para ser revertidos nos serviços de fiscalização e também de rodovias, assim melhorando a vida do motorista. Um dos impostos mais conhecido entre eles é o IPVA 2016. No entanto, ainda há muita gente com várias dúvidas sobre este imposto. Por isso, preparamos um artigo completo com várias informações sobre. Quer conferir? Leia abaixo!


IPVA 2016

Uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitos motorista, principalmente os iniciantes, é: O que é o IPVA 2016? Bom, o IPVA trata-se da sigla do nome Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é um imposto de caráter estadual que arrecada recursos de proprietários de carros ou motos, não importa qual tipo ou modelo de automóvel. É cobrado uma taxa sobre todos, desde um velho fusca até uma Ferrari.

Ao contrário de muitos impostos, o IPVA 2016 é realizado por cada estado, por meio de seu departamento de trânsito (DETRAN). O dinheiro arrecado é repartido meio a meio. Isto quer dizer que 50% do valor é destinado para o próprio estado e a outra metade para local onde o veículo foi registrado.


O IPVA 2016 é apenas focado em carros e motos, ou seja, veículos que andam sobre terra. Este imposto não é destinado a outros veículos, como navios, aviões, barco ou lanches. Por sua vez, estes possuem seus próprios impostos.

Como Emitir Boleto de Pagamento do IPVA 2016

Como citei acima, o IPVA 2016 é administrado pelo próprio estado onde você reside. Por isso, não existe um portal unificado onde é possível emitir boleto de pagamento do IPVA 2016. Ou seja, para conseguir este documento será necessário que você visite o site do departamento estadual de trânsito de seu estado e pesquise a área de emissão do boleto. Como este é um serviço essencial para todos os motoristas, geralmente, os administradores desses sites deixam essa funcionalidade em lugares bem vistos.

Publicidade:

Geralmente, para emitir o boleto de pagamento do IPVA 2016 é preciso que informe o ano em exercício, no caso, 2016, o número do renavam e também da placa do automóvel. Todas estas informações estão disponíveis no documento do carro ou moto. Este é um procedimento padrão para todos os sites de emissão do boleto do IPVA 2016.

Para facilitar o trabalho para vocês, existem inúmeros sites que faz uma lista de site de páginas de emissão de boleto de todos os departamentos de trânsito do País. Portanto, basta apenas dar uma rápida pesquisada e conferir que, provavelmente, você encontrará o de seu estado.

 

Está com alguma dúvida sobre Como Emitir Boleto de Pagamento do IPVA 2016? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

IPVA 2016 – Como Emitir Boleto de Pagamento do IPVA 2016
Avalie

Leave a Reply