Sistema Digestório – Função, Anatomia e Resumo

É importante que saibamos cada parte do corpo humano, não só para se dar bem nas avaliações escolares (caso ainda estude) como também para própria sobrevivência. O sistema digestório humano é um desses órgãos que você deve ficar bem informado, pois é a partir dele que ingerimos os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Então, quer se informar um pouco mais sobre os aparelhos que constituem o sistema digestório? Leia o artigo abaixo!


Sistema Digestório

O sistema digestório é composto pelos órgãos responsáveis por retirar dos alimentos que consumimos todos os nutrientes e vitaminas imprescindíveis para o ótimo funcionamento do corpo humano. O principal objetivo do sistema digestório é repartir os alimentos em pequenos pedaços para que possam ser absorvidos adequadamente pelo corpo. É sabido que, aquela parte não utilizada pelo sistema, é excretada por meio das fezes. O sistema digestório é o agrupamento de diversos aparelhos, são eles:

Boca: Além de ingerir os alimentos, a boca também possui a função de executar uma transformação física no alimento, fazendo com que seja empacotado, para chegar ao estomago com mais facilidade. Isto porque todo o alimento consumido percorre um longo tubo estreito.


Faringe e esôfago: Após passar pela boca, o alimento percorre a faringe. E, após a faringe, é enviado para o esôfago. O esôfago é um tubo, no qual o alimento deve percorrer e chegar até o estômago.

Sistema Digestório – Função, Anatomia e Resumo

(Foto: Reprodução) Sistema Digestório – Função, Anatomia e Resumo

Estômago: Este aparelho digestivo possui uma similaridade com um saco vazio, onde vai guardar toda a comida que é consumida pelo humano. No estômago, aquele bolo alimentado será mesclado com o suco gástrico. Este suco gástrico é constituído por diversas enzimas como ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina.

Publicidade:

Intestino delgado: Embora o estômago também seja responsável pala absorção dos nutrientes, é no intestino delgado que ocorre a maior parte desse absorvimento. Após toda absolvição dos nutrientes no intestino delgado, sobra uma substância de caráter aquosa e esbranquiçada que é enviada para o intestino grosso para última etapa da digestão.

Intestino grosso: No intestino grosso, é absorvido os restos dos sais minerais e água daquele bolo alimentar. O que não possui serventia para o corpo é excretado do corpo pelo reto.

Sistema Digestório – Vídeo Aulas

Eai ficou com alguma duvida sobre o sistema digestório? Gostou do artigo? Deixe um comentário sua opinião é muito importante para nós!

Sistema Digestório – Função, Anatomia e Resumo
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply